Saúde

Secretaria de Saúde realiza Campanha contra a Hanseníase

31 Jan 2019
25

A Hanseníase é considerada a enfermidade mais antiga da humanidade, e representa hoje um problema de saúde pública. O Brasil está em segundo lugar em números de casos, ficando atrás apenas da Índia. Por isso, a Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio da Secretaria da Saúde aderiu a ação de promoção a saúde, que visa conscientizar a população sobre o risco da doença.

No dia 2 de fevereiro, das 8h às 13h, na Praça Salles Filho, haverá uma concentração de funcionários da Secretaria de Saúde que distribuirão panfletos e farão orientações à população sobre os principais sintomas da doença e a forma de tratamento.

Segundo a secretária de Saúde Rosana Vassoler Theodoro de Oliveira, é importante ressaltar que a hanseníase tem cura e quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos, evitando complicações. “O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola’, ressaltou Rosana.

“O principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a doença, pois se a pessoa apresentar quaisquer sintomas, deve procurar a sua Estratégia de Saúde da Família para ser avaliado e, caso necessário, iniciar o tratamento que é simples, mas exige atenção e cuidado do mesmo”, concluiu a secretária.

A doença

A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.




Inscrições abertas para o 2° Campeonato na Areia de Futebol Masculino
Prefeitura faz substituição de cadeiras instaladas na Rodoviária