Saúde

Secretaria da Saúde realiza campanha Janeiro Branco

09 Jan 2019
37

A Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realiza durante todo o mês de janeiro orientações sobre a importância da Campanha Janeiro Branco, que visa promover uma comunicação direta sensibilizando a população em relação a temas e questões fundamentais para a sua Saúde Mental. Durante todo o mês os profissionais da saúde estarão trabalhando com um laço branco no uniforme alusivo à campanha.

A  Campanha Janeiro Branco vem utilizando o mês de Janeiro de cada ano como uma plataforma simbólica a partir da qual os indivíduos são convidados a pensarem sobre as suas vidas, as suas condições sociais e psicológicas, os seus relacionamentos pessoais e profissionais, assim como a respeito dos sistemas de crenças que possuem, os sentidos que atribuem às suas vidas, os propósitos para os quais se dedicam, as qualidades das suas emoções, dos seus sentimentos, dos seus pensamentos, dos seus relacionamentos e como se sentem em termos de Saúde Mental em uma perspectiva integral, holística e humanística.

Segundo a coordenadora do Caps Camila dos Reis Feitosa, durante todo o ano os pacientes do nosso município que sofrem de problemas relacionados a saúde mental procuram o Caps para atendimento e são acompanhados por psicólogos, psiquiatras, enfermeiro e assistente social para o auxílio nestes momentos difíceis.

“A Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de conscientizar a nossa população sobre a importância no cuidado da saúde mental, que muitas vezes diante das dificuldades, algumas pessoas, tendem a se isolar e é isso que queremos desmistificar. Procurar uma ajuda não é sinal de fraqueza, mas um sinal de coragem, uma vez que o paciente está lutando para sair dessa situação. Alertamos todo o paciente, ou pessoa que conheça alguém que precise de tratamento psicológico a procurar atendimento na sua Estratégia de Saúde da Família para ser encaminhado para ao Caps. Assim como slogan da campanha diz “Quem cuida da mente, cuida da vida!”   encerra a Secretária de Saúde Rosana Vassoler.


Golpistas se passam por Agentes de Saúde e furtam R$ 3,8 mil de moradora de Jales
100 kg de peixes contaminados usados em pesquisa são furtados da UNESP de Ilha Solteira