Administração

Prefeito Ademir assina acordo de Cooperação Técnica com o INSS

02 Abr 2019
52

Na manhã desta sexta-feira (29) o prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) Ademir Maschio, acompanhado do vice-prefeito Alcir Zaina e do Diretor Presidente do Santaféprev Ronaldo Salvini, receberam o  gerente Regional do INSS, Bruno Veroneze Fernandes, e o deputado Estadual Itamar Borges para assinar um acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), na implantação do INSS Digital – Certidão por Tempo de Contribuição / Servidor Municipal, iniciativa que promete dar mais eficiência na emissão da CTC pela Previdência Social, inclusive reduzir a fila de espera por atendimento que, hoje, pode chegar a até 90 dias no município.

"Quando soubemos desta possibilidade de ter o INSS Digital e dos serviços que ela executa, imediatamente entramos em contato com o Instituto, para que pudéssemos viabilizar mais este benefício para os nossos servidores municipais. Cuidar de gente também é possibilitar que todos tenham seus direitos assegurados, para que possam ter acesso aos benefícios num menor espaço de tempo", declarou o prefeito Ademir Maschio.

O Diretor Presidente do Santaféprev, Ronaldo Salvini, explicou como será o funcionamento INSS Digital – Certidão por Tempo de Contribuição / Servidor Municipal, que será na sede do Santaféprev. "No INSS Digital de Santa Fé do Sul, os servidores municipais que antes do exercício de servidor público tiver tempo de contribuição junto ao INSS poderão procurar o Santaféprev e dar entrada na emissão da Certidão por Tempo de Contribuição / Servidor Municipal. Um servidor do nosso Instituto de Previdência, devidamente treinado pelo INSS, digitalizará os documentos e encaminhará on-line à Previdência Social, que fará a análise necessária e marcará, posteriormente, o atendimento presencial final na agência central do INSS", disse Salvini.

Segundo o INSS, assim como todos os órgãos da Administração Pública, enfrenta atualmente uma dificuldade muito grande com a falta de pessoal. "Estamos perdendo muitos servidores e isso dificulta que prestemos um atendimento célere ao cidadão. Com a assinatura deste Acordo, essa situação será amenizada. Hoje, para um segurado chegar até uma agência do INSS demora até três meses, com o Acordo, ele poderá dar início ao pedido no mesmo dia, de forma simples e rápida”, afirmou o gerente executivo, Bruno Veroneze.

Após este ato da assinatura do acordo, o INSS treinará um grupo de servidores do município para atuarem no atendimento. "Treinar mais de um funcionário foi uma decisão do prefeito Ademir Maschio, para que o sistema não sofra solução de continuidade, seja por motivos de férias, licenças médicas ou qualquer outro tipo de ocorrência, que possa prejudicar o atendimento ao servidor", destacou o Presidente do Santaféprev Ronaldo Salvini.

A previsão de início dos atendimentos aos servidores é a partir de maio. Participaram da assinatura o Presidente da Câmara Municipal Aniceto Facione, os vereadores Leandro Magoga, Renato Ferraz, Marcelo Favaleça, Neiva Souza e Ronaldo Lima, a diretora do Rh da Prefeitura Taisa Rocha, além de secretários e servidores municipais.


Fernandopolense de 26 anos desaparece no México
Justiça de Jales condena envolvidos nos desvios do Hospital de Câncer