Social

Papa aprova projeto de barco-hospital de Frei Chico de Jaci

06 Nov 2018
54

O frei Francisco Belotti, de Jaci (SP), visitou nesta segunda-feira (5) o Papa Francisco, no Vaticano, para entregar ao pontífice um convite de inauguração do barco-hospital que está sendo construído no Brasil.

A ideia do projeto, que surgiu do próprio frei, atendeu a um pedido do Papa Francisco durante a última visita que fez ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

O frei de Jaci mostrou para o Papa o projeto do barco, que terá 35 metros de comprimento e contará com centro cirúrgico, enfermaria, farmácia, laboratórios, salas de raio X, mamografia e ultrassonografia. Ao falar sobre a proposta ao Papa, ele respondeu nesta segunda-feira para que não desistisse da obra.

Frei visita papa Francisco no Vaticano e entrega convite de inauguração de barco hospital

“O Papa disse ‘Não mude o caminho’, e nós procuramos obedecer com muito amor e assumimos dois hospitais no local, um em Óbidos (PA) e outro em Juruti (PA). Percebemos que eles tinham dificuldades para chegar aos hospitais. Por isso, pensamos do hospital ir até eles, e hoje viemos apresentar ao Papa o fruto daquela conversa”, diz.

O frei é presidente da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que cuida da construção do barco. A associação tem várias missões pelo Brasil e também no exterior, como no Haiti.

Em um vídeo feito no Vaticano, frei Francisco disse que Papa gostou do projeto, que surgiu na visita dele ao Rio de Janeiro. “Na jornada tivemos a honra de receber o Papa no nosso hospital São Francisco no Rio. Ele me perguntou se estávamos no Amazonas, e eu disse que não. Ele disse ‘então devem ir'”, contou o frei.

O papa gravou um vídeo para a associação e mandou uma saudação para os moradores ribeirinhos e também para os homens que trabalham na construção do barco. (Assista ao vídeo abaixo)

Frei brasileiro entrega convite ao Papa Francisco e mostra projeto de barco-hospital

“Uma saudação de coração a todos habitantes da Amazônia, um carinho muito grande por quem cuida da terra, ama a terra, ama a natureza e ama a Deus. Sigam adiante. Uma saudação aos que trabalham no barco-hospital, que vai fazer tanto bem nesses mil quilômetros ao povo. Rezo por vocês e vocês rezem por mim. Que o senhor os abençoe”, disse o papa.

O barco vai levar o nome do Papa Francisco e vai começar a funcionar em fevereiro de 2019 no Rio Amazonas. A intenção do frei Francisco é que atenda mil comunidades ribeirinhas em 12 cidades do baixo Amazonas no Pará.



Criminosos armados assaltam usina de álcool da região
Divulgação dos atos do município de Santa Fé do Sul serão online a partir de 2019