Economia

Lote residual do IR injeta R$ 3 milhões na região

10 Jan 2019
24

A consulta da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do Lote Residual (exercícios 2013 a 2018) já está disponível para consulta do site da Receita Federal. Na região de Rio Preto, 1.741 contribuintes serão contemplados com o valor da restituição e, no total, serão depositados R$ 3 milhões. O valor estará disponível no banco a partir do próximo dia 15 de janeiro.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (https://idg.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146. É importante ressaltar que, na página, é possível acessar o extrato da declaração e ver se já inconsistências de dados identificados pelo processamento (pendências).

Erros na declaração: como proceder?

Para correção, acesse o extrato da declaração na página da Receita (https://idg.receita.fazenda.gov.br), no menu "Onde Encontro", na opção "Extrato da DIRPF". Essa consulta deverá ser feita ainda que tenha havido pagamento de imposto. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências (pendências) e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Quanto tempo o valor fica disponível no banco?

Segundo a Receita Federal, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

O que fazer se o valor não for liberado?

O contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.




Prefeitura adquire novos veículos e renova a frota municipal
Hospital do Amor incentiva a doação de sangue